Tendências das redes sociais
Seja você um profissional com anos de experiência na área de mídias sociais ou um produtor de conteúdo iniciante, saber se atentar a cada uma das tendências deste mercado é fundamental.
Ainda, vale apontar desde o início que falamos de uma área que preza pela rapidez do conteúdo, fazendo com que algo que é relevante hoje não seja mais amanhã; ou seja, algo que surgiu de maneira meteórica como tendência pode deixar de ser na mesma rapidez.
Com isso em mente, trazemos algumas dicas sobre tendências nas mídias sociais para que você fique por dentro do assunto; dessa forma, você terá a possibilidade de investir nas áreas certas, escapando de apostar suas fichas em algo que trará pouco ou nenhum retorno.
Saiba trabalhar seu conteúdo
Parece algo um tanto quanto óbvio, mas não é: um conteúdo bem produzido e trabalhado irá sim conquistar seu cliente, seja no ramo de raio X veterinário ou moda. Mas, como? Entre alguns pontos que podem ser seguidos, temos a autenticidade: mais do que alguém que te traz algo, o produtor de conteúdo é acima de tudo um ser humano.
Por isso, um conteúdo que traz um rosto, uma história e uma pessoa é um conteúdo que conquista aquele que o consome. Em outras palavras, quem cria conteúdo deve se posicionar no lugar do seu público, sabendo ler os desejos e necessidades deste para chegar em algo que seja interessante para ambos os lados.
Saiba criar um relacionamento com seus seguidores e clientes
Assim como os ensaios não destrutivos têm o intuito de averiguar a vida útil de um material, as tendência das redes sociais moldam sua longevidade e assertividade.
Ou seja, uma pesquisa realizada pela Future of Marketing em 2022 aponta que cerca de 60% dos consumidores gostariam que as marcas dissessem a eles que tipo de conteúdo é interessante que criassem; um ponto que inclusive leva ao que foi dito no item anterior.
Em outras palavras, há sim um interesse dos clientes em se ligar a negócios que os transformem também em criadores. Por conta disso, é bastante interessante investir no relacionamento com os clientes: é um investimento a médio prazo que pode transformar seus seguidores em promotores da marca, fazendo nascer uma comunidade.
Saiba criar uma presença em cada uma das redes
De acordo com pesquisas, 9 a cada 10 brasileiros buscam dados na internet antes de realizar uma compra. Assim, se você tem uma marca de exaustor axial que pode estar presente em toda e qualquer rede, por que não marcar presença de fato?
Um texto no site/blog/página da marca pode ser interessante, mas se você tem um cliente que prefere consumir aquele conteúdo em vídeo, o YouTube é a pedida. E, pensando no conteúdo rápido, trechos do YouTube podem virar pequenos cortes de sucesso no Reels do Instagram ou no TikTok.
Mas, saiba dialogar com cada público: cada rede social tem um formato de mídia, um “estilo a ser seguido”. Portanto, não vai soar como uma boa ideia ter uma marca que fala exatamente a mesma coisa em todas as redes; irá parecer “robotizado” demais e pouco interessante para quem consome.
Assim, saber diversificar sua estratégia de comunicação é um passo importantíssimo na hora de divulgar seu produto.
Saiba monitorar seu engajamento
De tempos em tempos, o algoritmo das redes muda; por conta disso, o alcance de qualquer publicação ou perfil pode cair de uma hora para outra. E, nessas horas, mesmo um investimento financeiro pode acabar não trazendo retorno.
Para evitar prejuízos, é fundamental saber monitorar o engajamento de cada uma de suas redes para saber onde melhorar e saber onde se precisa melhorar. Embora esta queda de engajamento seja um processo quase que natural de cada rede social, é de suma importância estudar como está o momento delas para otimizar ao máximo seus números.
Saiba criar um conteúdo curto e simples
Vídeos sempre foram uma tendência na internet e vão continuar sendo, mas para 2023 o formato a ser seguido é de vídeos curtos. Seja um corte de um vídeo maior ou algo simples e rápido, o retorno é geralmente ótimo.
Com isso em mente, saiba criar vídeos com duração de 30 segundos a 1 minuto e meio: estes são acima de tudo uma ótima porta de entrada para a sua marca, chamando a atenção com facilidade do cliente que está conhecendo seu produto agora. Como exemplos temos os Reels e Stories do Instagram, bem como o FY do TikTok e, mais recentemente, o Shorts do YouTube.
Em resumo, assim como uma resistência cartucho ajuda a equilibrar as temperaturas, essas tendências apresentadas equilibrarão suas estratégias, tornando-as mais assertivas e de longo prazo.
Agora é a hora de tirar as ideias do papel e colocá-las em prática para que você e os demais colaboradores possam entender o que funciona e o que precisa ser mudado para atingirem os objetivos.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.