Quanto deve ser o seu orçamento de marketing?
Muitas vezes nos perguntam ‘Quanto devo gastar em marketing?’ ou ‘Quanto deve ser meu orçamento de marketing?’ por isso, elaboramos um guia para que você possa calcular exatamente quanto dinheiro deve estar preparado para gastar em marketing.
Como uma agência, é fácil para nós recomendar um orçamento para você, mas quando um cliente vem até nós e diz ‘isso depende dos seus preços’, esta é geralmente uma receita para resultados restritos.
Toda empresa quer adquirir clientes pelo menor preço possível. É assim que você vai gerar receita e, portanto, lucro; no entanto, o espaço digital é competitivo e, às vezes, os leads não são baratos.
As maneiras pelas quais você pode adquirir clientes digitalmente são SEO, PPC, marketing de afiliados, mídia social orgânica, mídia social patrocinada, automação do LinkedIn, exibição, referências, marketing por e-mail, etc. Se o seu orçamento for baixo, você pode querer começar com a mídia social, entretanto, conseguir uma boa sequência pode ser difícil e demorado, além disso, os clientes em potencial que estão no funil de compra são poucos e distantes entre si. Se eles não sabem nada sobre o seu negócio e apenas veem um anúncio nas redes sociais, é muito improvável que comprem sem serem devidamente instruídos sobre o produto ou serviço.
O canal de marketing mais caro pode ser os anúncios de pesquisa pagos. É aqui que você preenche com outros anunciantes os espaços na página de resultados dos anúncios de pesquisa do Google, onde seus anúncios serão acionados por termos de pesquisa relevantes. Essa é uma das maneiras mais benéficas de fazer com que os usuários com grande intenção cliquem em seu site, mas o custo por clique varia entre os diferentes setores e como sua conta do Google Ads é gerenciada.
Existem algumas maneiras de calcular seu orçamento de publicidade. Se sua empresa é totalmente nova e você não tem dados de marketing ou de cliente, recomendamos decidir uma quantia que você estaria disposto a perder e que a empresa ainda seja capaz de sobreviver, já que você pode ter que testar alguns canais de marketing antes de ver um retorno lucrativo.
Use o tamanho da sua empresa e o estabelecimento da marca para calcular seu orçamento
Normalmente, as start-ups e as pequenas empresas têm de gastar uma porcentagem maior de seu orçamento em marketing para fazer uma pegada em relação aos concorrentes. Pense em grandes marcas que já estão estabelecidas como a Coca-Cola. Os usuários comprarão a Coca-Cola sem precisar ver um anúncio na TV e, por meio de anos de crescimento e boca a boca, podem gerar receita com menos publicidade do que uma empresa pequena e menos estabelecida.
Em essência, a chave para definir seu orçamento de marketing é fazer sua pesquisa, perguntar a uma agência quais canais de marketing funcionarão melhor para você, não apenas para sua empresa, mas também para seu orçamento. A partir daí, vocês podem criar uma estratégia juntos para reinvestir sua receita em seus canais de marketing, que são benéficos para você expandir seus negócios.
Sobre a Agência Artminas Design
Confira abaixo como nossa agência de marketing digital poderá ajudar a chegar nas metas estabelecidas pela sua empresa.