Qual a diferença entre site e blog? Saiba aqui!
Você quer entender qual a diferença entre site e blog para saber qual dos dois vale mais a pena?
Embora os dois, na maioria dos casos, tenham um mesmo objetivo, que é transformar os visitantes em clientes, não são a mesma coisa.
Para tirar todas as suas dúvidas, vamos explicar tudo em detalhes, e assim, você decide se vai criar um site ou um blog, ou até mesmo os dois!
Qual a diferença entre site e blog?
Para você entender qual a diferença entre site e blog, veja o que significa cada um deles.
Um site é estático por natureza, os conteúdos são organizados por páginas e essas páginas não são atualizadas de maneira frequente.
Por outro lado, um blog é dinâmico e atualizado regularmente. Alguns blogueiros chegam a postar vários novos artigos por dia.
Os blogs podem fazer parte integrante de um site. Na maioria das vezes, um site contém uma seção de blog, que é alimentado regularmente com novo conteúdo para informar e educar os clientes/visitantes.
No entanto, todos os blogs podem ter sites ou fazer parte de um site, mas todos os sites não podem ser chamados de blogs.
Se você está iniciando no mundo digital, deve estar se perguntando se é melhor criar antes um blog ou um site. Qual é a melhor opção?
Isso depende do seu objetivo.
Muitas empresas têm um site, mas não têm um blog integrado. Por outro lado, muitas aproveitam o potencial do blog para sua estratégia de marketing, visando ganhar mais tráfego.
Para melhores resultados, é essencial conseguir gerar backlinks, para trazer mais autoridade e popularidade para o seu blog e/ou site.
Enfim, é necessário ver um site como sua vitrine na internet e um blog como ferramenta de comunicação.
Qual a diferença entre artigos de blog e páginas?
O WordPress é a plataforma de blog mais popular com um sistema de gestão de conteúdo muito forte, e integra 2 tipos de conteúdos: artigos e páginas.
Os artigos de blog são publicados na ordem cronológica inversa na sua página, porque uma data está associada e seus visitantes deverão demorar mais ou menos tempo para acessar os seus primeiros posts.
As páginas constituem um conteúdo estático e geralmente utilizadas para criar uma estrutura de um site.
Os blogs mais modernos podem também conter páginas.
Por que fazer um blog?
Entendendo um pouco mais qual a diferença entre site e blog, por que fazer um blog?
Um blog é uma maneira de compartilhar sua criatividade e suas ideias com um público mais amplo.
As grandes marcas e empresas criam blogs para educar seus consumidores, compartilhar informações e alcançar sua audiência.
Além disso, o blog é uma parte essencial da estratégia de marketing de uma empresa.
Confira, a seguir, algumas vantagens de ter um blog:
- Permite apresentar suas competências;
- Construir uma relação com pessoas com os mesmos centros de interesse;
- Mostrar sua expertise em uma área de domínio;
- Muitos blogueiros ganham dinheiro com seus blogs utilizando métodos de monetização;
- As empresas colaboram com os blogueiros para atrair novos clientes para o site.
Vale mencionar que não é necessário saber codificação para fazer um blog, inclusive existem diversas ferramentas que tornam o processo bastante acessível.
Por que utilizar um site?
Geralmente, a utilização do site tem um objetivo comercial, e diferentemente do blog, o conteúdo é estático.
Um bom exemplo de porque utilizar um site é aquele de uma empresa. Nele, vai haver a apresentação da empresa, os serviços oferecidos, uma página de contato…
Todas as páginas permitem obter mais informações sobre a empresa e entrar em contato com ela.
No entanto, o blog é o complemento ideal para um site, particularmente para atrair e gerar um tráfego mais qualificado.
Para conseguir tráfego qualificado, utilize as técnicas de SEO para conseguir backlinks de forma natural para não ser penalizado pelo Google.
Finalizando
Você entendeu qual a diferença entre site e blog?
Os dois são complementares. Utilizamos o blog para criar e gerar tráfego de qualidade, para então converter esse tráfego em prospect/clientes a partir das páginas dedicadas para isso no site (CTAs, landing page, formulários…).