SEO

Otimização de conteúdo para mecanismos de busca (SEO)

Toda e qualquer pessoa ou empresa que possui um site tem um objetivo em comum: alcançar e impactar o maior número possível de pessoas, mas mais do que apresentar o seu negócio para alguém, o sonho de muitos é fazer com que aquele indivíduo chegue até a sua empresa, e procure os seus serviços de instalação de sensor de temperatura e umidade de maneira natural. 

Por mais que possa ser uma tarefa difícil fazer com que as pessoas vão até o seu negócio e não vice-versa, existe um meio extremamente eficaz de alcançar esse objetivo: através da utilização e da otimização dos mecanismos de busca, também conhecidos como SEO. 

Se você trabalha dentro da web já deve ao menos ter escutado falar sobre esse conceito que é um dos mais populares da atualidade, principalmente dentro do Google, também conhecido como Search Engine Optimization, esse é um termo que consiste em otimizar um site e fazer com que ele ganhe notoriedade dentro das plataformas de busca, alcançando o topo de sites como o Google ou o Bing, por exemplo. 

No texto de hoje, iremos falar tudo sobre o SEO e a otimização de conteúdo para os mecanismos de busca, qual é a sua importância e o seu impacto, o que ela representa, bora conferir tudo isso e muito mais agora!

O que é o SEO?

Search Engine Optimization, ou para os íntimos SEO (não confunda com CEO), se trata de um conceito que reúne um conjunto de estratégias que possui como principal objetivo, a otimização de um site, blogs ou páginas da web, visando melhorar o posicionamento orgânico dentro dos principais buscadores. 

Sendo assim, podemos resumir o SEO como a junção de diversas atividades diferentes, que tem como propósito otimizar um site ou um conteúdo, e fazer com que ele seja melhor avaliado pelo algoritmo da plataforma de busca, fazendo com que ele seja indicado pela ferramenta, e consiga ganhar espaço e popularidade dentro dela.

Sabe aqueles primeiros links que aparecem logo quando você faz uma pesquisa? Bom, ao procurar algo como um novo umidificador industrial para a sua empresa, algumas páginas são recomendadas para você, e os primeiros resultados são justamente aquelas que estão mais otimizadas e que aplicaram o SEO dentro de suas estratégias. 

Quanto mais você usá-lo, melhor a plataforma entende que é a sua página e o algoritmo começa a dar valor a ela, impulsionando-a, e fazendo com que ela alcance o topo nas pesquisas do Google ou em qualquer outro mecanismo de busca. 

Quando ele se popularizou?

Por mais que estejamos acostumados com o Google, a primeira plataforma de busca foi criada em 1993, conhecida como Architex, devido ao seu sucesso, alguns outros surgiram anos depois, como no próprio Google, fundado por Larry Page e Sergey Brin, no ano de 1997 e com o intuito de conter um grande acervo de dados e ajudar a auxiliar a internet. 

Tendo essa premissa de organização, a plataforma criou o que chamamos de Pagerank, que se trata de uma escala com notas de 0 a 10 que serve para avaliar os sites e a qualidade de cada conteúdo, com isso, o termo SEO começou a surgir no mesmo ano da fundação da plataforma, já que desde o início, as páginas se preocupavam com o algoritmo e a sua colocação dentro do Google. 

Porém, podemos afirmar que esse conceito começou de fato a ganhar força, apenas por volta de 2008, com algumas mudanças no algoritmo do Google, o SEO passou a se popularizar e ser bastante estudado e aplicado por todos, até se tornar como um conceito quase que obrigatório para qualquer um que tenha site nos dias de hoje. 

Qual a sua importância?

Você sabia que cerca de 30% dos cliques dos usuários são concentrados nos três primeiros links orgânicos? E sabia também que apenas 0,78% das pessoas vão para a segunda página em suas pesquisas? Só por esses números já deve ser fácil entender o impacto que o SEO possui em qualquer site, certo?

É através dele que um negócio pode se destacar e alcançar o tão almejado topo das plataformas de busca, que hoje, são considerados um local privilegiado e quase que obrigatório para qualquer um que deseja alcançar o sucesso. 

Assim como as peças para empilhadeira são itens essenciais para o funcionamento de uma empilhadeira, o uso do SEO é obrigatório para qualquer negócio que quer melhorar seus resultados orgânicos, e se destacar dentro da internet, ele é a melhor ferramenta para abrir oportunidades e fazer com que os sites ganhem visibilidade e consigam de fato, se destacar dentro das plataformas de busca.

Quais as vantagens do SEO?

São várias as vantagens de otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de busca, a primeira delas é justamente o aumento da visibilidade, fazendo com que seu site ganhe destaque e consiga ser visto por mais pessoas de maneira muito mais efetiva. 

Além de ficar mais “visível”, o SEO também ajuda a gerar autoridade e reconhecimento dentro da sua área, afinal, os sites que aparecem em primeiro tendem a ganhar mais confiança do público, se tornando até mesmo uma referência dentro da sua segmentação. 

Também vale destacar o equilíbrio que essa estratégia impõem, já que a qualidade prevalece, ou seja, pequenas empresas e sites com baixo investimento podem se destacar, competindo com grandes marcas dentro do seu nicho. 

Por fim, o custo-benefício também vale destaque por ser uma opção orgânica com um baixo preço e com resultados extremamente elevados e satisfatórios de forma geral. 

Como aplicá-lo na prática?

Otimizar um conteúdo ou um site inteiro não é uma tarefa fácil, primeiro, é preciso entender quais as principais estratégias efetuadas pelo SEO, vale destacar que podemos separá-las em dois grupos: o SEO on-page e o off-page. 

O on-page se baseia em ações vinculadas dentro do próprio site, ou seja, é a otimização de todo o conteúdo interno, aqui devem ser aplicadas ações como o uso de palavras-chave assertivas durante o texto, a aplicação de imagens e outras mídias, a escolha correta de títulos e subtítulos, a escalabilidade e qualidade do conteúdo, e por aí vai. 

Também vale destacar algumas outras ações como a correção das URLs, a otimização técnica do site, como sua responsividade e o seu desempenho de forma geral, e até mesmo a sua linkagem interna. 

Já no off-page, as estratégias consistem em tudo que está fora do site, principalmente vinculados ao link building e toda a construção de links e indicativos que estão sendo relacionados na sua página de máquina injetora de plástico para entender o que é melhor ou não para o seu site. 

O que achou do texto de hoje? Está preparado para aplicar o SEO no seu dia a dia? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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