Os 4 principais erros que as empresas cometem nas redes sociais e como evitá-los
Manter uma boa proximidade entre sua marca e o seu público se tornou um fator imprescindível dentro de qualquer empresa atual, e para fazer isso, a ferramenta que mais corrobora é justamente as redes sociais. Não existe canal de comunicação melhor para construir esse bom relacionamento do que através dessas mídias digitais.
Afinal, é exatamente ali que seu público está! Para se ter uma noção, só no Brasil temos 171,5 milhões de usuários ativos nas diferentes redes, o que representa 79,9% da população nacional, esse número é 14,3% maior em 2022 em comparação a 2021, por exemplo.
Sendo que os brasileiros estão entre as pessoas que mais consomem esse tipo de mídia diariamente, com uma média de 2 horas e 24 minutos de navegação por dia. No meio de tudo isso, é claro que esses canais aparecem como uma forma de se aproximar e alcançar o público de forma eficiente, Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, TikTok.
Cada mídia possui sua particularidade e é crucial para mostrar mais sobre o serviço prestado de um negócio, como a instalação de painéis elétricos, mas não adianta só ter acesso às redes, é preciso saber usá-las.
Muitas empresas acreditam que só de ter uma conta ou criar sua própria página dentro das redes sociais tudo vai se desenvolver de forma simples e automática, mas acredite, as coisas não funcionam bem assim, existem diversos erros que são cometidos e precisam ser corrigidos para aproveitar ao máximo o que essas ferramentas têm a oferecer.
Então se você acha que o desempenho do seu negócio está ruim com o uso das redes sociais e precisa de algumas mudanças nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos quais são os 4 principais erros que as empresas cometem nas redes sociais e como você pode evitá-los de forma efetiva, bora conferir? Então vamos lá!
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Usar as redes sociais apenas para fazer publicidade
O primeiro erro comum que muitas empresas cometem é usar as redes sociais apenas para fazer publicidade, muitas enxergam esse tipo de mídia como uma forma de divulgar e vender seus produtos e serviços a todo custo para os usuário, e o utilizam apenas com essa finalidade, mas as coisas não funcionam bem assim.
É claro que as redes sociais são ótimas para divulgar e até mesmo vender produtos, mas esse não deve ser o único foco dela, é preciso ter essa mídia como uma forma de interação com o público, sendo mais um canal de contato do que de venda direta.
Fala publicidade, divulgue seus itens, venda a sua escova de vedação, mas faça isso de forma inteligente, não tenha uma página vazia, sem informações e conteúdos apenas servindo para vendas, isso não transmite credibilidade e muito menos chama a atenção para que as pessoas efetuem essa compra.
Saiba usar a publicidade como um bônus, apresentando conteúdo acima de só vender os itens, não foque apenas nisso e explore o poder de comunicação das redes acima das vendas.
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Não produzir conteúdos e nem interagir com os usuários
Muitas empresas criam sua própria página nas redes sociais e simplesmente esquecem de mantê-las ativas, postando alguns conteúdos uma vez por mês e deixando ela “morta e sem movimentação”, o que é claro, acaba sendo um grande erro.
Para que as redes sociais de fato funcionem, é preciso mantê-las movimentadas, para isso, é crucial produzir conteúdos com frequência monte um calendário de postagens, pegue pautas requisitadas pelo seu público, e saiba estabelecer um cronograma para criar e postar conteúdos, o recomendado é de 3 até 5 conteúdos semanais dentro de cada rede, etão capriche.
Outro ponto é a relação com os usuários, sempre que tiver uma pergunta na sua DM, um comentário na sua publicação, ou qualquer outra ação nesse sentido, procure interagir, nunca deixe um potencial cliente no vácuo e estabeleça uma comunicação com eles.
Lembre-se, as redes sociais precisam ser movimentadas, não é como um documento em envelope awb que pode ser escrito, selado e pronto, aqui é necessário ficar de olho, fazer a curadoria e sempre estar manuseando as redes tanto com conteúdos quanto na interação com os usuários.
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Não ter um perfil recheado de informações
Sempre que você acessa uma página nas redes sociais, a primeira coisa que repara é justamente no perfil em geral, nas imagens, na descrição, no nome e em outros detalhes importantes para causar o impacto inicial.
Muitas empresas não se atentam a isso e acabam fazendo uma descrição rasa, colocando fotos de baixa qualidade ou desinteressantes e até mesmo um nome de baixa expressão, é claro que o conteúdo é o coração da sua página, mas é preciso caprichar na impressão inicial que será causada.
Tenha um perfil recheado de informações, coloque o nome da sua marca de forma bem distribuída, monte uma descrição cheia de detalhes e que ajude o público a entender melhor sobre o seu negócio, com o que ele trabalha e o que ele busca.
Por fim, sempre acrescente imagens de alta qualidade, seja na sua foto de perfil ou nos próprios conteúdos, a qualidade vem acima da quantidade nas redes sociais, então capriche nas suas escolhas!
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Não criar estratégias e fazer qualquer coisa de qualquer jeito sem o uso do marketing
Como citamos lá no começo do texto, as redes sociais podem ser uma arma poderosa para qualquer empresa, mas elas precisam ser usadas da maneira certa, e se tem um jeito de aproveitar ao máximo esse potencial é justamente com o uso do marketing digital ao seu lado.
Procure criar estratégias de marketing tanto em termos de anúncios quanto de conteúdos e metrificação de resultados, conheça seu público-alvo, crie conteúdos específicos para ele, monte anúncios pagos e também aplique o SEO, junte as redes sociais com outros canais como seu site, e potencialize tudo que tem dentro dele.
O marketing digital é essencial para as empresas e o uso das redes sociais amplia isso, ele vai facilitar sua vida tanto quanto o uso de uma calça de brim uniforme, então aplique-o dentro desses canais com calma, estratégia e eficiência.
O que achou do texto de hoje? Preparado para corrigir seus erros nas redes sociais e aproveitar os melhores resultados que esses canais oferecem? Conte para a gente o que achou do conteúdo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.