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Experiência do usuário: Garanta seu site destacado

O que faz um site fazer sucesso ou ser um fracasso absoluto? Bom, existem vários pontos que podem definir se aquela página vai se destacar ou cair no limbo da web, porém sem dúvidas, um dos fatores mais determinantes para que o martelo seja batido é a chamada experiência do usuário. 

Saber se a sua página realmente é boa para a navegação do público é um fator determinante para que você consiga se destacar ou se torne apenas mais um no meio de tantos outros sites, afinal, uma boa experiência influencia uma página de diversas formas diferentes. 

O primeiro ponto é a própria navegação e prioridade dos usuários, que costumam dar mais chances para os sites que prezam por um bom desempenho e que fornecem um ótimo espaço, o segundo ponto é o próprio algoritmo do Google, que costuma colocar no topo das suas plataformas de busca, apenas os sites que realmente trazem uma experiência prime e otimizada para as pessoas. 

Dessa forma, para ter a sua página destacada no topo do Google e em evidência com seu público, a experiência do usuário aparece como um requisito tão importante quanto um misturador de argamassa durante uma obra. No texto de hoje, iremos mostrar mais sobre esse conceito e como ele pode impactar no destaque da sua página, bora conferir? Então vamos lá!

O que significa experiência do usuário?

A experiência do usuário é um conceito que se refere a todas as interações que uma pessoa teve com determinada marca, se referindo a todo o contato e como é a conexão estabelecida entre o indivíduo e aquele negócio de forma geral. 

Com a chegada de novas tecnologias, esse é um termo que vem sendo usado de forma recorrente principalmente no âmbito digital como em sites, apps e outras ferramentas similares, com uma concorrência crescente e um mercado aquecido, não basta apenas um produto ou serviço ser qualificado, é preciso que a empresa tenha algo a mais para apresentar ao seu consumidor. 

Não adianta “só” vender o produto, é preciso trabalhar o relacionamento, fornecer um bom ambiente digital e ir além de uma simples transação de compra e venda, e é exatamente nesse ponto que entra a chamada experiência do usuário. 

Desde o primeiro contato com a sua marca até o pós-venda, tudo é avaliado pelo cliente e essa jornada vai gerar um sentimento positivo ou negativo no final de tudo, caso o consumidor tenha sanado suas necessidades, solucionado seus problemas, conquistado seus desejos e resolvido tudo de maneira completa, com um ótimo atendimento, um site responsivo e completo, a experiência pode ser avaliada de forma positiva.

Vale destacar que cada detalhe compõe uma experiência positiva ou negativa para o usuário, tudo está conectado como se fossem cabos elétricos, sendo assim, é preciso ficar de olho em tudo, desde a abordagem até os conteúdos postados e os produtos ofertados. 

Quais são os pilares de uma boa experiência do usuário?

Para que a experiência do usuário seja de fato positiva, existem alguns pilares básicos que devem ser respeitados e bem explorados para garantir o sucesso do consumidor durante toda a sua jornada de compra, o primeiro é o atrativo visual, sabe aquele ditado: a primeira impressão é a que fica? Se você busca que seu site cumpra os requisitos da UX (User Experience), é necessário causar um impacto inicial extremamente positivo. 

O segundo pilar é a sua utilidade, é preciso que seu site acima de tudo, seja útil para o consumidor, cumpra muito bem a sua missão e consiga no final das contas, solucionar os seus problemas, o terceiro ponto é a acessibilidade, a página deve ser simples, responsiva e que pode ser acessada por todos em qualquer plataforma, sem complicações ou dificuldades de navegação. 

O quarto pilar é a credibilidade, sua página precisa transmitir e até mesmo ser reconhecida dentro do mercado, ela também deve ter um ótimo desempenho técnico, sendo totalmente intuitiva e de fácil navegação, sem complicações em termos de design, velocidade de carregamento e layout como um todo. 

Por fim, o seu site deve transmitir proximidade, com informações completas e um chat de pronto atendimento para tirar qualquer dúvida do consumidor, a linguagem deve ser adequada trazendo conforto e fazendo com que tudo esteja conectado de maneira simplória. 

Qual o valor da experiência do usuário dentro de um site?

Você já teve uma experiência ruim ao acessar um site? Já pesquisou um produto como uma impressora térmica, ou itens cosméticos e ficou fissurado por ele, porém na hora de finalizar sua compra ou coletar mais informações dentro da página acabou tendo seus planos totalmente frustrados devido a algum erro de  navegação?

Bom acredite, isso é algo comum e que pode impactar e muito o usuário de forma negativa, ter uma navegação ruim dentro de uma página com certeza irá afastar a audiência da sua marca, gerando repercussão negativa de forma geral, quanto menos tráfego, menor a recomendação e por consequência, seu site pode cair no ostracismo. 

Sendo assim, a experiência do usuário tem um valor considerado de ouro dentro do seu site, quanto melhor ela for, mais acessos sua página terá e melhor ranqueado será seu site, o que faz com que ele ganhe ainda mais visibilidade, reconhecimento e notoriedade dentro do seu mercado, se destacando muito mais que os outros. 

Qual o seu impacto e o que faz o UX ser tão importante na web? 

A experiência do usuário sempre foi um termo importante dentro do nosso cotidiano, mas podemos afirmar que ela tem ganhado ainda mais relevância com o passar dos anos, principalmente com o desenvolvimento da web, isso porque, os usuários começaram a ter uma relação diferente com as empresas. 

O mundo online é bem diferente em relação ao presencial, executar uma compra virtual possui inúmeras diferenças relacionadas a uma compra física, dessa forma, é preciso sempre priorizar toda a jornada de compra do consumidor dentro do seu site, desde o seu primeiro contato com a marca até o pós-venda. 

Para isso, o site acaba sendo um pilar chave, já que não temos o famoso contato “cara a cara”, é preciso que sua página seja otimizada, caso contrário, existe uma grande chance do cliente ficar desinteressado e por consequência, migrar para outra página. 

Então é preciso caprichar, quanto melhor for o UX da sua página, maior a chance das pessoas retornarem até ela, e mais do que isso, melhor avaliada ela será nas plataformas de busca, gerando destaque e muito sucesso. 

Como melhorar sua experiência do usuário?

Acredite, melhorar a experiência do usuário não é uma tarefa fácil, são muitas atividades que devem ser feitas e corrigidas para que no final das contas, a sua página consiga ter uma boa execução, mas para começar, você pode verificar todos os conceitos técnicos do seu site. 

Garanta uma boa velocidade de carregamento, veja se os termos técnicos estão todos aprovados, acredite, assim como uma cantoneira de ferro fazendo a diferença, aqui cada detalhe também importa, então seja crítico e faça as mudanças necessárias. 

Também é preciso produzir conteúdos eficientes e manter seu site sempre em pleno funcionamento, lembre-se de caprichar nele e acima de tudo, priorize o seu usuário. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

 

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