A importância da otimização de sites para o sucesso do seu negócio online
O site é uma das peças mais importantes de todo e qualquer empreendimento moderno, ter sua página disponível dentro da web vai além de um diferencial competitivo, é uma obrigação de se fazer presente e mostrar ao público mais sobre o seu negócio, mas além de ser o seu próprio site é preciso se atentar a um detalhe importante: sua otimização.
De acordo com pesquisas recentes feitas pela Netcraft, em Março de 2022 tínhamos aproximadamente mais de um bilhão de páginas espalhadas pela web, sendo exatamente 1.169.621.187, e é claro que no meio de tudo isso, temos páginas com abordagens totalmente diferentes, algumas falam sobre o funcionamento a importância de um marmita de plástico descartável enquanto outras separam informações sobre os melhores games de playstation 5.
Com um acervo tão grande de possibilidades, mais do que garantir presença digital é crucial se destacar, no meio da concorrência, conseguir aparecer pode parecer uma missão quase impossível, mas ela acaba sendo bem plausível desde que executada da maneira certa.
No texto de hoje, vamos mostrar mais para você os motivos que fazem a otimização de sites um recurso tão importante para o sucesso do seu negócio online, bora conferir? Então vamos lá!
O site é a “vitrine” da sua empresa
A transformação digital tem se tornado algo cada vez mais presente na nossa rotina, e no meio disso tudo, os sites têm um papel fundamental justamente por servir como uma grande “vitrine” da sua empresa, ao pesquisar um produto, ou procurar mais informações sobre uma marca, é natural que os usuários vão diretamente para o acesso no site.
Muitas empresas, por sinal, só conseguem ser reconhecidas ao terem seus sites encontrados pelos usuários, e essa página digital serve justamente para trazer o impacto inicial e mostrar mais sobre quem é a sua empresa, tanto na questão institucional quanto para apresentar os produtos e serviços que são comercializados.
Assim como ao entrar em uma padaria e ver o balcão refrigerado pequeno e outros detalhes da infraestrutura, ou ao entrar em uma loja e se deparar com tudo que ela tem a oferecer, o site funciona exatamente da mesma forma, e nós sabemos que, quanto melhor a infraestrutura e o lugar, mais surpreendente é, e isso também se aplica no digital.
Quanto melhor e mais organizada for sua página, mais ela conseguirá chamar a atenção, se destacar e já mostrar logo de cara, um pouco mais sobre tudo que a sua empresa tem a oferecer.
Melhoria no SEO e ganho de visibilidade
Search Engine Optimization, para os íntimos, SEO, esse é um conceito que impacta diretamente em como o site é visto e quantas pessoas encontram a sua página, para quem não conhece, esse termo se refere a otimização do site e como ele aparece nas principais plataformas de busca como o Google, por exemplo, quanto melhor for executado a estratégia de SEO, maior a probabilidade de ter sucesso, já que sua página é alavancada para o topo das pesquisas.
Para que o algoritmo reconheça a página e indique ela para os usuários, existem diversos pontos que são levados em consideração como o uso correto das palavras-chave, e a aplicação do link building, mas é claro que no meio de tudo isso, temos a otimização das páginas, o Google só irá recomendar sites no topo das pesquisas que forem otimizados e apresentem uma boa experiência para o usuário.
Por consequência, um site otimizado também melhora o seu SEO e consegue um lugarzinho no topo das pesquisas, o que faz com que ganhe visibilidade, seja mais atrativo e, claro, conquiste novos visitantes.
Usuário mais satisfeito durante sua navegação
Falando em satisfação do usuário, existe algo que traga mais sucesso para o seu negócio do que deixar um visitante satisfeito durante a sua navegação? Toda empresa de aluguel de empilhadeira sabe a importância de ter pessoas satisfeitas durante a sua navegação no seu site, afinal, isso pode representar o ganho de mais clientes, mais conversões, mais divulgação e mais sucesso.
Dessa forma, quanto melhor for o seu site e mais otimizado ele estiver, mais satisfeito os usuários estarão durante toda a sua navegação, o que representa ganhos para o seu negócio em diferentes áreas diferentes.
É como o uso das bacias de contenção que armazenam água, aqui, um site otimizado é capaz de reter e converter usuários para clientes, como se fosse uma união rotativa, transformando consumidores para fiéis do seu negócio, melhorando o seu desempenho e agradando quem importa: o seu público.
Aumento de autoridade e reconhecimento no mercado
Como citamos lá no início do nosso texto, os sites hoje são considerados como a vitrine de uma empresa e servem para representar um negócio online, dessa forma, quanto mais otimizado ele for, mais as pessoas irão respeitar o seu empreendimento, e irão começar a enxergá-lo sob uma ótica diferente.
Um site otimizado também corresponde a um aumento de autoridade e reconhecimento dentro do mercado, já que uma página considerada boa, é vista sob uma ótica diferente, transmitindo muito mais respeito.
Afinal, é natural dentro do comércio online que o fator de desempate para a escolha de compra do consumidor seja a qualidade da página, ou até mesmo sua preferência durante a navegação, cada detalhe importa e ser consolidado dentro do mercado é sem dúvidas algo extremamente relevante.
Site otimizado é sinônimo de sucesso
Como pudemos observar no texto de hoje, site otimizado é sinônimo de sucesso, quanto melhor for sua qualidade, mais versátil ele pode ser assim como um balcão desmontável para eventos, e melhor será o seu desempenho em diversos âmbitos diferentes.
Um site otimizado representa transações mais fáceis de serem feitas, uma navegação simplificada do usuário, um ganho de espaço e de autoridade dentro do mercado, e diversos outros benefícios.
Sendo assim, se você ainda não tem um site otimizado, com uma boa velocidade de navegação, elementos e design bem distribuídos e um bom desempenho, invista nesses quesitos e melhore seus resultados agora!
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.