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Tudo o que você precisa saber sobre fidelizar pacientes

Fidelizar pacientes é um passo essencial para todas as clínicas odontológicas que desejam ter sucesso e lucratividade. Para que isso ocorra, é preciso fazer com que os seus pacientes se sintam bem tratados e satisfeitos com o atendimento recebido.

Quer saber mais sobre como conquistar prospects e fidelizar clientes? Continue lendo.

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é um conceito do marketing caracterizado por estratégias que visam manter um cliente fiel aos seus produtos ou serviços, ou seja, se tornar um consumidor recorrente, que consome de sua empresa de maneira periódica.

Embora essa seja uma estratégia muito popular do marketing, muitas vezes ela acaba sendo negligenciada dentro dos negócios, principalmente na área da saúde. O que é um erro, pois garantir a satisfação dos pacientes é algo primordial.

Um paciente fiel é aquele que visita a sua clinica odonto empresarial regularmente, além de recomendar os seus serviços para amigos e familiares. Outro fator importante é que um paciente fiel não cede às tentativas de atração dos seus concorrentes.

Entre as vantagens de fidelizar pacientes, podemos destacar:

  • Aumenta o faturamento;
  • Reduz os custos com marketing;
  • Garante o retorno dos pacientes;
  • Previsibilidade da receita mensal;
  • Garante um diferencial competitivo;
  • Fortalece a reputação da sua clínica;
  • Pacientes viram promotores da sua clínica.

Ou seja, cada paciente fidelizado se torna mais lucrativo para a sua clínica, pois além de indicar os seus serviços, ele também estará disposto a pagar um preço justo pelos os seus serviços, devido a qualidade e por se sentir bem atendido.

Além disso, pacientes fiéis são mais receptivos às ofertas de novos serviços, como o oferecimento de um plano dental empresarial, por exemplo, por conta da relação de confiança que cria com o seu dentista durante as consultas.

A importância da fidelização de pacientes

O desejo de toda clínica odontológica é que os seus pacientes retornem para marcar novas consultas e realizar outros procedimentos. Entretanto, fidelizar pacientes requer paciência e dedicação, o que exige tempo e organização de processos.

Diante disso, é preciso que cada paciente da clínica saia plenamente satisfeito após cada consulta, sabendo os beneficios plano odontologico empresas da sua clínica, e com a sensação de que está satisfeito com a boa escolha que realizou.

Assim, será mais fácil atraí-lo para realizar uma nova consulta, pois ele estará mais à vontade e confiante com os seus serviços. Uma vez que o paciente for fidelizado, ele se tornará um embaixador da sua clínica, e a recomendará para todos os seus contatos.

Como fidelizar pacientes para uma clínica odontológica?

Atrair novos pacientes é importante, mas fidelizar os pacientes que já passaram pela sua clínica deve ser prioridade. Isso porque atrair novos pacientes pode sair muito mais caro do que fidelizar os pacientes que você já tem.

São diversas as estratégias de fidelização, como se mostrar atencioso e explicar como funciona o plano odontologico da empresa. Para conferir mais estratégias.

Confira as dicas a seguir.

1 – Ofereça uma boa comunicação

É primordial que você escute o que os seus pacientes têm a dizer.

Por isso, faça perguntas e ofereça respostas claras, evitando o uso de termos médicos complicados, ou explique-os de forma clara.

Uma boa comunicação irá evitar que seus pacientes fiquem insatisfeitos.

2 – Seja sempre atencioso

Por mais que você seja bom no que faz e ofereça preços atrativos, se você não for gentil e atencioso, correrá o risco de perder os seus pacientes.

Portanto, é preciso se certificar de que todos os seus colaboradores tratem bem os seus pacientes.

3 – Demonstre comprometimento

Para que seus pacientes se sintam seguros na sua clínica, é preciso que você demonstre compromisso com a sua saúde, oferecendo um plano dentario empresarial e outros serviços de excelência.

4 – Ofereça recompensas pela fidelidade

Para os seus clientes mais antigos e já fidelizados, ofereça descontos e brindes ou serviços gratuitos, como forma de recompensar por sua fidelidade.

Você também pode oferecer esses agrados para os pacientes que indicarem os seus serviços.

5 – Não comete atrasos

Se tem algo que aborrece os pacientes é esperar por um longo tempo, ainda mais se tem uma consulta com hora marcada.

Dessa forma, é preciso que você organize a sua agenda para atender cada paciente no horário marcado.

6 – Realize a gestão de pacientes

Dificilmente um cliente insatisfeito irá retornar para uma nova consulta. Sendo assim, é preciso gerenciar esse paciente para que ele não prejudique a reputação da sua clínica. É preciso demonstrar interesse em solucionar a insatisfação e oferecer uma solução.

Por fim, é essencial lembrar que o processo de fidelização requer suprir as necessidades emocionais dos seus pacientes. Eles irão retribuir seus esforços retornando para novas consultas e indicando seus serviços para outras pessoas.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.