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Como usar vídeos em uma estratégia de marketing

Nos dias de hoje, saber como usar vídeos em uma estratégia de marketing é uma habilidade essencial para qualquer profissional dessa área. Contudo, por diversas vezes, essa tarefa se complica mais do que o necessário e as empresas não atingem o resultado esperado, tornando os vídeos inimigos da própria estratégia.

Felizmente, você chegou ao lugar certo e neste post vai ver tudo o que precisa para finalmente impactar de maneira positiva o marketing do seu negócio com o uso de vídeos. Confira!

Por que usar vídeos em uma estratégia de marketing?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba a importância dos vídeos em sua estratégia de marketing e é sobre isso que falaremos nesse tópico. Basicamente, ao implementar vídeos em sua estratégia, há uma série de benefícios para o seu negócio e não é possível falar sobre todos eles. Pensando nisso, separamos os principais para que você possa ver na lista a seguir:

  • Melhorar a compreensão do seu produto ou serviço;
  • Elevar sua posição no Google;
  • Aumentar o engajamento do seu público;
  • Melhorar as chances de conversão;
  • Atrair ainda mais pessoas.

Conteúdos audiovisuais por si só são mais fáceis de serem compreendidos, pois trabalham com muito mais do que um sentido. Não à toa, universidades e escolas em todo o mundo utilizam diversos vídeos para explicar os mais variados conceitos.

A boa notícia é que eles também podem ser utilizados para tornar o seu produto ou serviço mais compreensível. Desse modo, se está lançando uma camiseta nova e única, por exemplo, pode produzir um vídeo para explicar todo o conceito de criação dela, desde sua forma até a sua arte.

Consequentemente, seu produto se tona mais atrativo para o público e isso gera um engajamento muito maior, o que, por sua vez, vai elevar os compartilhamentos, o alcance e assim por diante. Na mesma lógica, uma outra consequência natural é o ganho de posicionamento no Google, pois seu conteúdo se torna mais relevante e sua marca ganha maior autoridade.

Como criar vídeos para uma estratégia de marketing?

Para saber como criar vídeos para uma estratégia de marketing é preciso pensar primeiro em que tipo de vídeo você irá criar. Isso porque existem variados formatos, desde a propaganda “comum” que você vê na televisão até os pequenos anúncios que aparecem em um vídeo do YouTube.

Em seguida, você deve planejar o seu vídeo para que ele vá de encontro com o seu objetivo, ou seja, se o que deseja é vender um produto, por exemplo, seu vídeo deve ser pensado para atingir esse resultado. No entanto, se apenas deseja um maior engajamento, seu vídeo pode ser desenvolvido de maneira totalmente diferente.

Após isso, você deve criar um roteiro para seu vídeo e ele deve ser o mais detalhado possível, descrevendo tudo o que acontece nele. Por fim, basta por a mão na massa e colocar tudo que foi planejado e criado em prática.

Para isso, existem alguns softwares no mercado que facilitam muito o processo, mas o ideal é que faça um curso de produção de vídeos animados ou busque um profissional da área.

Como usar vídeos em uma estratégia de marketing de modo correto?

Não adianta de nada você saber da importância de usar vídeos em uma estratégia de marketing e como cria-los se você não souber usá-los da maneira correta. Nessa perspectiva, é interessante começar pela escolha do canal em que colocará o vídeo, haja vista a variedade imensa de plataformas que existem hoje em dia.

Vale destacar, contudo, que a melhor opção para você é estar no maior número de canais possíveis. Todavia, é importante que tome cuidado com os canais que não são adequados para o seu negócio. Caso contrário, as pessoas podem acabar associando seu negócio a algo desinteressante.

Para exemplificar, basta imaginar um escritório de advocacia tradicional que esteja no Instagram publicando vídeos sérios com conteúdos técnicos. Talvez até haja um público para esse conteúdo na plataforma, mas ele será bem pequeno, uma vez que essa mídia social é usada principalmente para o entretenimento.

Ainda assim, há uma saída se você quiser insistir nessa mídia. Para isso, bastaria adotar uma linguagem mais descontraída. Dando sequência ao exemplo, o canal ideal para essa empresa seria o LinkedIn, que é uma mídia muito mais séria com pessoas mais maduras do ponto de vista profissional.

Percebe como algo tão simples tem uma diferença tremenda? Siga as dicas dadas neste post e faça o melhor uso possível dos vídeos em sua estratégia de marketing!

Sobre a Agência Artminas Design

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