5 dicas essenciais para aumentar as vendas de loja virtual
Ter uma loja virtual se tornou essencial para qualquer tipo de negócio, já que o comportamento dos consumidores mudou e agora eles estão cada vez mais realizando compras através da internet.
Não importa o tipo de segmento, desde lojas de roupas até de acessórios automotivos (filtro de ar esportivo, alarmes, retrovisores, caixa de som, etc), ter um site ou uma loja virtual se tornou fundamental para crescer o negócio.
Porém, não basta apenas criar um comércio eletrônico, também é necessário definir e aplicar estratégias e técnicas para se obter o aumento de vendas.
Buscar por novas maneiras de atrair clientes, direcionar tráfego e vendas para suas lojas se tornou um grande objetivo para donos de negócio e pessoas que trabalham na área de marketing. Mas como é possível aumentar o tráfego e as conversões de uma loja virtual?
Se essa também é a sua dúvida, você precisa conferir algumas dicas essenciais que separamos sobre como aumentar as vendas de loja virtual.
Confira a seguir!
Principais estratégias para aumentar as vendas de loja virtual
As estratégias para aumento de vendas de loja virtual devem ser muito bem planejadas, isso porque antes de aplicá-las você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo e como ele se comporta na internet.
Além disso, também é importante que você saiba que alguns canais de vendas podem obter lucros e outros não, mas o fato é que você precisa testar e refinar sua estratégia de marketing digital para descobrir quais técnicas dão certo para a sua marca.
Aqui está uma lista com 5 dicas para aumentar as vendas de loja virtual.
1. Recomende outros produtos
Atrair visitantes para a sua loja virtual é algo que requer muito esforço, como aplicar técnicas de SEO, por exemplo. Portanto, você quer fazer vale a pena cada visita que recebe.
Fazer Upselling significa incentivar as pessoas a comprar outro produto no qual já estão interessadas e é uma metodologia comprovada para o aumento de vendas de loja virtual.
Por exemplo, se você vende roupas, pode recomendar sapatos para combinar com um vestido. Se você vende itens automotivos, mostre outros produtos que clientes com interesses semelhantes compraram.
Você oferecer essas opções:
- Na página do produto;
- Na página de checkout;
- Após o checkout.
2. Reduza carrinhos abandonados
Toda vez que um cliente abandona um carrinho de compra (seleciona itens, mas não conclui a compra), você está perdendo dinheiro. Portanto, é fundamental tentar contornar o máximo possível essa situação.
Os clientes podem abandonar o carrinho de compra por diversos motivos, mas o principal costuma ser devido a taxas adicionais, como a de entrega, por exemplo. Se eles encontrarem o mesmo produto com uma taxa de entrega gratuita em outra loja virtual, eles irão desistir de comprar na sua.
Para evitar que isso aconteça, você pode disponibilizar cupons de desconto (para primeira compra) ou limitar um valor para entregar gratuita. Por exemplo, compras acima de R$100 não pagam o frete de entrega.
3. Tenha uma loja virtual responsiva
Os smartphones se tornaram uma opção muito utilizada para realizar compras na internet. No entanto, não é porque as pessoas fazem pesquisa utilizando o celular que elas realmente vão finalizar as compras por ele.
É comum que consumidores tenham o primeiro contato com uma loja virtual através de um celular, mas realizam a compra pelo computador. Porém, se o seu comércio online não abre corretamente em uma tela de smartphone, provavelmente os usuários perderão o interesse logo no primeiro acesso.
Por esse motivo, é muito importante que você verifique se o tema da sua loja virtual é responsivo e compatível com qualquer tamanho de tela.
4. Utilize o Instagram
As mídias sociais, se tornaram muito importante para o aumento de vendas de diversos negócios, principalmente o Instagram. Além de ser uma ótima opção para alcançar consumidores, a rede social também pode ser veiculada diretamente à sua loja virtual.
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais e 500 milhões de usuários diários, o Instagram consegue ser uma excelente opção para se gerar o aumento de vendas de lojas online.
Lembre-se de sempre criar conteúdo relevante e de qualidade para conquistar os usuários que acessam a conta da sua empresa.
5. Ofereça atendimento online
Antes de concluir uma compra, às vezes os consumidores ainda não estão preparados para comprar seu produto porque ainda possuem dúvidas ou perguntas que precisam ser esclarecidas.
Portanto, eles saem da sua loja virtual imediatamente se não existir uma opção de atendimento. Você pode resolver esse problema ao disponibilizar um atendimento ao cliente online, que pode ocorrer através do WhatsApp ou de um chat.
Dessa forma, você poderá esclarecer todas as dúvidas dos consumidores e aumentar suas conversões de vendas.
Conclusão sobre aumento de vendas de loja virtual
Existem diversas ferramentas e estratégias disponíveis para te ajudar a aumentar as vendas da sua loja virtual. No entanto, a implementação das dicas que citamos acima irá depender muito do seu público-alvo.
Isso significa que compreender seus clientes é fundamental para que você possa fazer um bom planejamento e consiga atingir os objetivos que deseja.
Ou seja, aproveite as nossas dicas, e comece agora mesmo a fazer pesquisas sobre o comportamento do seu público-alvo e a definir as suas estratégias!
Sobre a Agência Artminas Design
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