SEO

O impacto do design do site na otimização para mecanismos de busca

Otimizar um site para as plataformas de busca definitivamente está longe de ser uma tarefa simples, por mais que muitos encarem o SEO como algo básico, na verdade ele é bem complexo e engloba diferentes fatores para que de fato, seja algo funcional. Palavras-chave, uso de imagens, backlinks são só alguns exemplos que são usados para otimizar uma página. 

Mas entre os principais fatores que o algoritmo leva em conta na hora de ranquear um site temos justamente o design. Ele funciona como uma verdadeira base para toda a sua página, influenciando diretamente a experiência do usuário e sendo determinante para que a sua página mantenha uma boa navegação ou seja algo que acabe ficando de lado. 

Assim como um carrinho de carga tem papel crucial no carregamento de produtos ou materiais pesados, o design da página tem influência direta nos mecanismos de busca e todo cuidado é pouco na hora de criar e desenvolver o web designer do seu site. 

No texto de hoje, iremos mostrar o impacto que o design do site tem na otimização para os mecanismos de busca, quais são os pontos que ele mais interfere e o quão crucial ele é dentro da sua estratégia, bora conferir? Vamos lá!

Impacto na primeira impressão

Você já deve ter ouvido falar aquela frase “ a primeira impressão é a que fica” certo? Bom, isso também se aplica quando falamos do design do site, afinal, a primeira coisa que fazemos ao acessar uma página é justamente reparar na sua estruturação, disposição de elementos e no seu design de forma geral. 

Um design caprichado e bem distribuído tende a ter um impacto inicial muito mais forte na concepção do público, causando uma primeira impressão positiva o que por consequência, gera diversos outros benefícios para a página. 

Acredite, o algoritmo também é impactado pela sua estruturação, responsividade e disposição dos elementos, o que faz com que, quanto melhor for o design, melhor avaliada e ranqueada é sua página. 

Mais tempo dentro da página

Um fator que conta muito para os mecanismos de busca é o tempo médio que um usuário acaba ficando dentro da sua página, existem algumas pessoas que entram e saem rapidamente de um conteúdo, mas é claro que o ideal é que o usuário fique um bom tempo navegando pelo seu site. 

Assim como é preciso trocar o filtro de ar para compressor para garantir um bom funcionamento do maquinário, aqui é preciso que o design seja realmente bom para que as pessoas naveguem minutos e até horas dentro do seu site. 

Quanto mais intuitivo e atrativo ele for, mais as pessoas ficaram confortáveis durante a sua navegação, passando um bom tempo na página e por consequência, melhorando a visão do algoritmo sobre a sua experiência. 

Aumento na taxa de aceitação 

O design está diretamente vinculado à aceitação ou reprovação de um site, entrar em uma página com um design confuso, elementos mal distribuídos, dificuldade na navegação e até mesmo distribuição de cores que não combinam pode gerar uma reprovação alta e por consequência, fazer com que aquela página não seja indicada e nem acessada com frequência. 

Na contramão, designs muito bem trabalhados auxiliam as pessoas a gostarem mais daquela página, e aumentando a taxa de aceitação, aumenta também o número de acessos e é claro, o seu posicionamento. 

Conversão cada vez maior

Outro ponto também aumentativo é vinculado ao número de conversão, pesquisas apontam que o design pode aumentar em até 52% a taxa de conversão, pense no seguinte ponto: ao entrar em uma loja e procurar um produto, você provavelmente já vai definir a sua compra ou não pelo ambiente e espaço apresentado. 

Se o clima for legal, aconchegante, que combine com a temática do produto, a chance de conversão é alta, já para um lugar onde você repara até mesmo na máquina de embalar e acha todo o visual péssimo, mesmo com o produto bom, pode ser que não conclua sua compra. 

Com um design bom, uma ótima navegação e algo fácil para o usuário, a chance dele converter é muito maior, e por consequência, as conversões impactam nos mecanismos de busca, quanto mais compras, maior a recomendação. 

Navegação facilitada

Além da parte visual, um ponto até mais importante é justamente a navegação dos usuários, não existe nada pior do que entrar em um site no qual a disposição dos elementos é confusa e que o acesso a determinados pontos seja algo quase impossível. 

Ou até mesmo acessar uma mesma página do celular e do computador sofrendo com mudanças em ambos os casos, acredite, nada é mais frustrante do que isso, um bom design garante uma navegação facilitada e otimizada, o que é claro, respinga também nos mecanismos de busca. 

Acessar a página de forma simples e eficiente, e conseguir estar ali dentro aproveitando ao máximo tudo que está ao redor é sem dúvidas, crucial para a satisfação e experiência do consumidor. 

Avaliações positivas

Tudo isso que citamos acima implica na opinião popular, fator que também influencia os mecanismos de busca, o Google vai recomendar a página que achar melhor para o acesso de outros usuários, e uma avaliação positiva faz total diferença nesse ponto. 

Quanto melhor avaliarem a página, ela acaba se popularizando e sendo indicada para o consumo de outras pessoas, assim como um copo de papel biodegradável para o consumo sustentável. 

Podemos concluir que o design influencia tanto os mecanismos de busca quanto o próprio desempenho da sua página, caprichar em um design que seja responsivo, simples e funcional, pode fazer toda a diferença para que sua página obtenha os resultados que tanto sonhou. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

 

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